Muito antes de os brasileiros invadirem Londres, foram os poloneses que descobriram a capital britânica. De fato, não é difícil encontrar poloneses pelas ruas, mercados com produtos típicos e até festas e festivais de cultura polaca. em Londres, os trabalhadores de lá concorrem com brasileiros em empregos na construção civil, cujo maior símbolo é o encanador polonês.
Até aí tudo bem. Mas a projeção do diário polonês "Polska" me parece um tanto exagerada. Segundo o jornal, a celebração dos Jogos Olímpicos em Londres, em 2012, irá atrair milhares de poloneses para trabalhar nas obras de infra-estrutura. Com isso, o país ficará sem mão-de-obra disponível para tocar a construção e reforma de estádios para a Eurocopa do mesmo ano, que será na Polônia.
Os poloneses ainda olham com suspeita para a realização da Eurocopa. De acordo com o senso comum, as obras seguem em ritmo vagaroso e dificilmente estarão prontas para contemplar os critérios da Uefa.
O "Polska" noticia que hoje já faltam na Polônia 20 mil trabalhadores, entre operários e mão-de-obra qualificada, para construir estádios, estradas, ferrovias e hotéis necessarios para acolher o evento. A situação só tende a agravar, já que os organizadores de Londres-2012 já admitiram vários atrasos. Com isso, deve haver nova fuga de trabalhadores ao país. Calcula-se que hoje vivam por lá cerca de 1 milhão de poloneses.
Com tanta carência de operários, o governo local já estuda utilizar presidiários para acelerar um ao menos um pouco os trabalhos.
Música para o meu pai
Há um mês
Nenhum comentário:
Postar um comentário