Os organizadores da Copa do Mundo de esqui de fundo, que será nesta semana, em Liberec, na República Tcheca, terão que lidar com questão espinhosa. É que eles foram acusado de haver roubado neve. Isso mesmo. Para garantir o evento, os organizadores teriam carregado ilegalmente neve de locais protegidos pela legislação.
Para evitar o cancelamento do campeonato, vários caminhões recolheram neve nos picos próximos a Liberece e, em alguns casos, fizeram sem autorização, em reservas ambientais protegidas pela legislação. O erro foi reconhecido por Zdenek Soudny, porta-voz dos organizadores, em entrevista à agência France Presse.
"Algunso operários invadiram zonas protegidas. Lamentamos o fato", disse Soudny.
No total foram necessárias 200 viagens para transportar cerca de 5.000 m3 de neve, segundo informou o dirigente. Outras fontes dizem que os carretos foram no mínimo o dobro e que foi surrupiada neve sem autorização inclusive em locais onde se esquia normalmente, em detrimento dos amadores.
A direção de reservas naturais das montanhas de Jizerska prevê multar os organizadores da Copa do Mundo em 2 milhões de coroas (cerca de 78 mil euros) pelos danos ambientais causados
pelos caminhões, afirmou um responsável pelas reservas florestais.
Liberece também será sede do Campeonato Mundial de esqui de fundo no ano que vem.
Música para o meu pai
Há um mês
Nenhum comentário:
Postar um comentário