sábado, 16 de fevereiro de 2008

Reciclagem esportiva

A tecnologia nunca esteve tão a serviço do esporte. Pesquisadores do Instituto Tecnológico de Ótica, Cor e Imagem (Aido, na sigla em espanhol), que faz parte do Parque Tecnológico de Valência, desenvolveram um sistema de visão artificial que permite recuperar, limpar e reutilizar cerca de 100 mil bolas extraviadas por mês pelos golfistas.

Quando as pelotas são recuperadas nas imediações dos campos de golfe, o primeiro passo é lavá-las e retirar de uso aquelas que estão em mal estado. As que sobram são reagrupadas para serem embaladas e postas à venda pela bagatela de 50% de seu preço comercial.

O golfe é um esporte em que é habitual a perda de bolas após alguns lançamentos. A nova iniciativa tem seu fundo ambiental. Muitas são recuperadas em locais de difícil acesso, entre os quais no fundo de lagos e copas de árvores. São todas recicladas pela empresa Bolex, da Andaluzia, que se dedica profissionalmente à recuperação e comercialização de pelotas abandonadas por seus donos.

O projeto foi desenvolvido pela Aido com financiamento da Junta da Andaluzia e, atualmente, dedica-se a exportar tal tecnologia aos Estados Unidos, já que esse sistema conseguiu classificar as bolas de golfe -pela primeira vez no planeta!- segundo suas marcas e modelos.

Nenhum comentário: