quarta-feira, 21 de novembro de 2007

A memória é falha

Costuma se dizer que brasileiro não tem memória. Nem jornalistas. Muito menos e leitores, diria um coleguinha mal-humorado. É frustrante, às vezes, como fatos históricos não são valorizados.

Há uma frase famosa (e irônica), de Rudyard Kipling, que dizia mais ou menos assim: "O jornalismo consiste em lembrar que mister Jones morreu para um leitor que não sabia que mister Jones havia nascido".

Toda essa peroração para relembrar um texto que escrevi há alguns dias aqui. O vidente Edgar Fernández previu resultado surpreendente no jogo entre Argentina e Bolívia, em Buenos Aires, pelas eliminatórias da Copa-2010, no último domingo. Segundo boliviano, sua seleção derrotaria os hermanos por 2 a 1.

Seria uma grande previsão. Afinal seria a maior zebra das eliminatórias até aqui. Se tivesse dado certo. Mas deu a lógica. A Argentina venceu por 3 a 0 e segue líder das eliminatórias com 100% de aproveitamento (escrevo esse texto durante Colômbia x Argentina e até aqui os visitantes empatam em 1 a 1).

Será que o tal Fernández irá apregoar em seu currículo essa grave falha? Ou fará a fórmula fácil de todo vidente que é dizer que previu um montão de tragédias que já aconteceram? Quem tiver memória, que cheque isso no futuro.

Um comentário:

Mário Sérgio Cruz disse...

Ele só errou o ano, e o placar.
Mas a Bolívia deu uma coça na Argentina