segunda-feira, 28 de maio de 2007

Futebol na mira do doping

A Fifa, pelo jeito está mesmo enquadrada pelo Código Mundial Antidoping. Tanto é que o futebol teve agora seu primeiro caso de banimento do esporte. O feito (nada glorioso) ficou com o mexicano José Salvador Carmona Álvarez.

Ele havia sido flagrado pelos controles durante a Copa das Confederações, em junho de 2005. Seu exame acusou a presença de estanozolol, esteróide anabólico que, de tão fácil detecção, praticamente desapareceu de casos positivos.

Na ocasião, Álvarez levou suspensão de um ano. Em janeiro de 2006, o jogador deve novo teste positivo para a mesma droga. Sua defesa alegou erro de procedimento para conseguir sua absolvição no tribunal mexicano. A Fifa recorreu, então, à Corte de Arbitragem do Esporte, última instância de julgamento. O tribunal suíço deliberou, em 16 de maio, a expulsão do atleta.

Pelo jeito, dos esportes olímpicos, só o ciclismo (imerso em novo escândalo de doping) permanece como o calcanhar-de-aquiles dos controles. Revelações dos últimos dias já mancham a reputação dos campeões das últimas 12 edições da Volta da França, sua principal competição de estrada. O último vencedor da tradicional prova que não teve sua reputação manchada foi o espanhol Miguel Induráin, campeão de 1991 a 1995. Pelo menos ainda não.

Nenhum comentário: