sexta-feira, 14 de setembro de 2007

Rio ou Baku?

Se o sonho olímpico do Rio virar pó novamente, ao menos o Brasil deve ganhar de uma das sete concorrentes aos Jogos de 2016. Convenhamos, o Rio tem mais chances de avançar do que Baku. Onde fica Baku? No Azerbaijão, país quase vizinho (o Mar Cáspio os separa) ao folclórico Cazaquistão, imortalizado pelo divertido repórter Borat.

O simples fato de a candidatura da capital azerbaijana ter sido aceita pelo COI, já encheu de orgulho o vice-presidente do Comitê Olímpico local, Chingiz Gusseín-zadé. O cartola disse estar "satisfeito". Segundo dele, a cidade está "orgulhosa" com a decisão e disposta a fazer "todo o possível para acolher os Jogos Olímpicos", disse ele à agência Efe.

O dirigente destacou que "existe vontade política e potencial econômico" para organizar esse evento no pequeno país, de 7,8 milhões de habitantes. Ele estima que seriam necessários US$ 20 bilhões (cerca de R$ 38 bilhões ou dez Pans do Rio-07). O grosso dessse investimento seria na construção de arenas. Um estádio para 70 mil pessoas, que seria palco das cerimônias de abertura e encerramento dos Jogos, e outro para 45 mil pessoas. Os planos de Baku prevêem a construção uma Vila Olímpica a 50 km da capital, às margens do Mar Cáspio.

Também está em estudo a ampliação e modernização do aeroporto internacional da capital azerbaijana.

O projeto é apoiado amplamente pelo presidente Ilham Alíev, que também é o chefe do Comitê Olímpico Azerbaijano. Ele já anunciara a candidatura no final de 2006. No poder desde 2003, Alíev reconheceu que tem que ser "realista", já que dificilmente as candidaturas têm êxito em sua primeira tentativa. Por essa razão, adiantou que se não obter o direito de acolher a Olimpíada, Baku voltará a apresentar postulação para 2020. A cidade tem 2,2 milhões de habitantes e viveu seu apogeu no final do século 19 e início do 20, quando os irmãos Nobel construíram sua fortuna com o petróleo.

O Azerbaijão, independente da ex-União Soviética desde 1991, possui uma das maiores reservas mundiais do ouro negro e tiveram crescimento econômico de 30% nos últimos anos. Além de Baku e Rio, Madri, Chicago, Doha, Praga e Tóquio, todas com maiores chances, se candidataram aos Jogos de 2016. A eleição será em 2 de outubro de 2009, em Copenhague (Dinamarca).

Nenhum comentário: